Make your own free website on Tripod.com

CLÍNICA VIRTUAL LIBERDADE

 

ETAPA 4

Estar atento às situações que podem gerar a compulsão

No começo a recuperação gera uma grande compulsão ou fissura para usar drogas. As compulsões podem variar em freqüência e intensidade para cada individuo. É importante estar atento às situações que podem disparar o gatilho de uma compulsão: sinais físicos e psicológicos e ter estratégias definidas para controlá-los.

Compulsões podem ser disparadas por coisas que você vê a sua volta as quais podem levá-lo ao uso de drogas; sensações tais como ansiedade e raiva.

Sinais Físicos

Podem incluir sintomas gástricos, tensão muscular, etc

Sinais Psicológicos

Podem incluir pensamentos de como se sentiria bem se estivesse usando drogas.

Pegue o papel e responda as perguntas:

a) Qual era o gatilho para disparar a compulsão?

b) Quais eram os sinais físicos?

c) Quais eram os sinais psicológicos?

Especialmente nos estágios iniciais do tratamento, quando você não está acostumado  a lidar com compulsões Procure conviver com esses problemas e não se esqueça que as compulsões normalmente diminuem com o tempo e passam a serem menos freqüentes.

Escreva num papel 4 ou mais passos para vencer uma compulsão.

 

Métodos usados por outros dependentes:

Conversar com outras pessoas: Falar com alguém pessoalmente ou por telefone. Mantenha em sua carteira números de telefones de pessoas com quem você pode se abrir ou desabafe na seção GRUPO neste site.

Mudando de hábitos: Envolva-se em atividades que possam se distrair, fazer algo que você não fazia antes quando usava drogas.

Pensamentos positivos: Pense todos os dias quando acordar "EU NÃO VOU USAR DROGAS SÓ POR HOJE". Pense em todas as coisas ruins que aconteciam quando você usava drogas Pense em como você se sentirá bem se conseguir superar aquela compulsão. Pense em tudo que a recuperação está te trazendo de bom até o momento e tudo que ela ainda trará.

Evitando situações de risco: Não vá a bares, festas, onde você acha que pode ser mais difícil controlar sua compulsão. Evite pessoas e amigos que usem drogas pois a "carne é fraca".

Voltar para Etapas  ETAPA 5