Make your own free website on Tripod.com

CLÍNICA VIRTUAL LIBERDADE

 

ETAPA 5

Pressões sociais

Pressões sociais podem ser diretas tal como a insistência de algumas pessoas para que você use drogas, ou indiretas, como estar numa festa ou estar desenvolvendo trabalhos ligados ao uso de drogas.

Uma boa recuperação requer que você esteja atento às pressões e saiba como a recaída pode ser evitada. É importante identificar as várias pressões sociais com as você pode se deparar e, que poderão ser uma ameaça ao processo de recuperação.

Escreva num papel, três ou mais situações que você possa passar no seu caso.

Algumas das pressões vividas por dependentes em recuperação já foram relatadas anteriormente em "situações de alto risco". Existem muitas outras situações pelas quais você pode passar durante sua recuperação

Por exemplo: festas de casamento, batizados, festas de final de ano no trabalho, etc.

Lembre-se quando estas situações ocorrerem Você poderá passar por sentimentos e pensamentos desagradáveis. Exemplo: Você poderá ficar chateado por outras pessoas estarem bebendo e você não.

No início de uma recuperação, muitas situações podem ser evitadas pelo planejamento de suas atividades diárias. Permanecendo longe dos bares, não comparecendo em festas onde é comum o uso de drogas, estes são alguns exemplos.

Você verá a seguir algumas maneiras que outros dependentes químicos encontraram para vencer estas pressões. Escolha aquelas que mais se adaptam a você:

=> Deixe bem claro para as pessoas que você tem um problema com drogas.

=> Simplesmente recuse a oferta sem dar explicação.

=> Peça a pessoa que lhe está oferecendo que não mais o faça devido aos problemas que as drogas causam em sua vida.

=> Ofereça uma alternativa que seja o uso de álcool ou drogas para a pessoa que o convidou, como por exemplo, se ela te convida para ir a um bar, diga algo como "não estou bebendo, vamos tomar um cafezinho?".

Se você começar a ficar muito ansioso com uma situação é aconselhável que você deixe o local assim que possível.

Voltar para Etapas  EXEMPLO PRÁTICO  ETAPA 6