Make your own free website on Tripod.com

CLÍNICA VIRTUAL LIBERDADE

 

ETAPA 1

Você já pode ter recaído mesmo antes de voltar a usar drogas.

 

Você já pode ter recaído mesmo antes de ter retornado a usar drogas, lembre-se o álcool também é um tipo de droga. Muitos dependentes identificaram pistas ou sinais através da revisão de suas experiências anteriores e puderam com isso, identificar pistas ou sinais que os conduziam de volta ao uso destas substâncias.

Pistas ou sinais de alerta relacionam-se a mudanças no seu comportamento, atitudes, sentimentos ou pensamentos. Isto não quer dizer que quando qualquer um destes fatores ocorrerem você vai ter uma recaída, isso só será um sinal de alerta se esses "sintomas" ocorrerem sem motivo.

Abaixo estão exemplificados situações que precedem a recaída:

1. Mudanças de comportamento: As mais frequentes são episódios de irritação ou discussão com terceiros, sem razão aparente,passar em frente a um bar, parar, e ficar batendo papo com amigos que estão na ativa como fazia anteriormente; passar a fumar mais do que o de costume.

2. Mudanças nos sentimentos: Sentimento de irritação em relação a si próprio; desânimo; e sentimentos súbitos de euforia.

3.Mudanças na maneira de pensar: Pensar que é merecido voltar a usar drogas, já que você agora sabe que consegue ficar sem a droga de sua preferência por um tempo; pensar em trocar uma droga por outra não dará certo você voltará a usar sua droga de costume em poucos meses.

Se estiver mesmo interessado pegue um papel e uma caneta e responda as seguintes perguntas, isto ocorrerá em todas as estapas é fundamental que você escreva pois se não esquecerá assim que mudar a página:

1.Qual(is) a(s) pista(s) ou sinal(is) de alerta que precederam a sua recaída?

2. Quanto tempo se passou desde os sinais até sua recaída?

3. O que você poderia ter feito para evitar sua recaída?

Voltar para Etapas  ETAPA 2